Complexo do Pecém realiza campanha de testagem da Covid-19

26 de novembro de 2020 - 20:00 | # # # # # # #

 

Preocupado com a saúde de seus colaboradores, o Complexo do Pecém tem investido na prevenção à Covid-19. No período de 17 a 26 de novembro, foram realizados 300 testes do tipo SWAB (RT-PCR), que consistem na coleta de amostras no trato respiratório inferior ou superior (nariz e garganta). A ação foi realizada em parceria com o Laboratório Central de Saúde Público – Lacen, e a Secretaria de Saúde do Município de São Gonçalo do Amarante.

De acordo com Claudio Machado, gerente de Pessoas do Complexo, esta é a segunda campanha de testagem para o novo coronavírus . “Realizamos essas duas semanas de testes buscando atender a todos os nossos colaboradores, fortalecendo o nosso protocolo de enfrentamento e dando mais tranquilidade e segurança para os nossos colaboradores”, diz Claudio.

Em agosto, 300 testes rápidos também foram realizados na empresa. O analista de desenvolvimento logístico Angelo Modolo, plantonista no Porto do Pecém, faz parte de um grupo pessoas que continuou trabalhando presencialmente durante o auge da pandemia. O engenheiro, que participou das duas ações, acha importante a iniciativa.

“Estamos consideravelmente expostos, então, acho importante monitorar nossa saúde. Nossa função e atividade econômica nos fez ter um papel indispensável durante a pandemia, para manter a economia e os serviços do Estado funcionando minimamente. Consequentemente, tivemos que nos expor mais do que alguns outros profissionais do serviço público, excetuando principalmente os profissionais da saúde”, declara Modolo.

Mikaela Pedrosa, Analista de Controle Aduaneiro na ZPE Ceará, também faz parte da equipe operacional da empresa, disse que já estava tentando fazer o teste para Covid-19 há algum tempo, mas ainda não tinha conseguido, então, não perdeu a oportunidade. “Nós, que estamos na linha de frente das tarefas da empresa, temos contato com pessoas de vários lugares do país, que viajam por todo o Brasil. Para a nossa segurança, para garantir nossa saúde e também de toda nossa equipe, realizar o exame é fundamental, até para garantir resultados positivos de nossas atividades”, compartilhou satisfeita com a preocupação da empresa sobre o bem-estar de seus colaboradores.

Protocolo de enfrentamento

Segundo a psicóloga do Complexo do Pecém, Joyce Campos, a escolha da testagem através do SWAB foi uma forma de prevenir, ainda mais, a proliferação do vírus no Complexo, pois o método permite que a doença seja identificada em pessoas que estão assintomáticas. “Estamos buscando fazer essa avaliação com nossos colaboradores a cada três meses. Assim, temos mais controle e tentamos proteger as todos que estão saudáveis, além de permitir que os infectados busquem o tratamento adequado”, diz.

Inês Silva, colaboradora do Complexo do Pecém, já teve a doença e acha necessária a realização da pesquisa. “É muito bom saber que a empresa torna ainda mais acessível essa testagem para todos os colaboradores. Nós, que trabalhamos aqui, somos incentivados a seguir as medidas de prevenção da Covid-19, como usar máscara, álcool em gel e manter o distanciamento. Com certeza, isso nos deixa mais seguros para trabalhar nesse ambiente portuário”, finaliza.

O Complexo do Pecém (Complexo do Pecém = Área Industrial + Porto do Pecém + ZPE Ceará) manteve suas atividades durante a crise de saúde que acometeu o mundo. Considerado um equipamento que exerce uma atividade essencial, a empresa seguiu todas as normas estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), buscando garantir a segurança de seus colaboradores, fornecedores e clientes.

FALE CONOSCO

Preencha o formulário abaixo,
será um prazer responder!

    ONDE ESTAMOS

    Rodovia CE- 155, Km 11.5, s/n - Esplanada do Pecém, São Gonçalo do Amarante - CE, 62674-000