ZPE Ceará: estruturas que receberão balanças do Setor 2 são finalizadas

5 de fevereiro de 2021 - 11:13 # # # #

Após encerrar o ano passado com 65% de conclusão, as obras de expansão da ZPE Ceará, empresa subsidiária do Complexo do Pecém, seguem a todo vapor em 2021. No início desta semana, por exemplo, foram iniciados os trabalhos de nivelamento das estruturas que receberão as quatro balanças que irão compor o gate principal do chamado Setor 2. Cada equipamento terá 36 metros de comprimento e capacidade de pesar até 120 toneladas para controle aduaneiro.

Segundo o coordenador de operações da ZPE Ceará, Lucas Martins, atual gestor do contrato das obras de expansão, toda a estrutura do fosso das balanças, que envolve alvenarias e pilares de sustentação metálica, já foi concluída. Nesta nova etapa, será feito o nivelamento das células de carga que receberão as vigas, procedimento que dura de quatro a cinco dias por balança.

“É um procedimento relativamente demorado e complexo, pois não pode haver desnível maior do que três milímetros (mm) entre uma célula de carga e outra. O objetivo é deixar tudo plano para que, quando for feita a montagem das vigas, não exista nenhum tipo de divergência na pesagem”, explica Lucas Martins.

Ao todo, a montagem de uma balança para controle aduaneiro é dividida em quatro módulos: estrutura; montagem da célula de carga (que recebe o peso do caminhão e transfere para o módulo de pesagem); implantação da viga metálica; e concretagem final, o que finaliza o piso do equipamento. A previsão é de que todas as obras do Setor II, incluindo as quatro balanças, fiquem completamente prontas até o fim do primeiro semestre desse ano.

EXPANSÃO DA ZPE CEARÁ

Chamada de Setor 2, a expansão da ZPE Ceará fica localizada a aproximadamente quatro quilômetros da área de despacho aduaneiro do Setor 1, com 137 hectares distribuídos em quatro módulos, que terão como grande objetivo atrair empreendimentos de pequeno e médio porte. Previsto para o primeiro semestre de 2021, o primeiro módulo da expansão da ZPE Ceará contará com 23 hectares, em uma área dividida em lotes de variados tamanhos.