Profissionais de limpeza se destacam no combate ao coronavírus no Complexo do Pecém

15 de fevereiro de 2021 - 08:37 # # # # #

Hoje, 11 de fevereiro, é celebrado o Dia do Zelador, profissional que, diariamente, é responsável por viabilizar um ambiente de trabalho limpo e agradável para todos. E nesse período de pandemia, a importância desses profissionais de limpeza se mostrou ainda mais essencial do que nunca, pois reflete diretamente na saúde de todos. Por isso, as zeladoras e zeladores do Complexo do Pecém (CIPP S/A) abraçaram a missão de cuidar, não apenas do ambiente, mas também de proteger todos os profissionais da ameaça invisível do novo coronavírus.

Ao atuarem fortemente nos cuidados preventivos da covid-19, os zeladores acabam tornando o ambiente de trabalho mais leve e acolhedor. Roseane, carinhosamente chamada de “Nen” por todos seus colegas de trabalho, é uma dessas profissionais. A zeladora do Porto do Pecém não esconde a satisfação em colaborar no atual momento. “Eu procuro realizar meu trabalho da melhor forma possível, pois entendo que através dele eu também contribuo para a saúde de todos aqui”, diz.

 

Ela lembra que não perdeu a chance, que surgiu em 2013, de trabalhar no Complexo do Pecém (CIPP S/A). Roseane nasceu no municícpio de Caucaia e mora no vizinho distrito do Pecém desde os 10 anos de idade. Hoje, com quase 8 anos de empresa, ela continua satisfeita em sua função e revela que ainda tem planos para o futuro.

“Sou muito feliz em fazer parte dessa equipe, trabalhar aqui e acompanhar a rotina de tudo o que está acontecendo, faz com que eu queira crescer. Pretendo fazer algum curso técnico, me especializar, para me tornar uma profissional melhor”, finaliza Roseane.

A ZPE Ceará, empresa subsidiária do Complexo do Pecém (CIPP S/A), também possui uma equipe de limpeza sempre preparada para atender, além das funções rotineiras, as demandas que surgem repentinamente. Albino Lima atua nos cuidados preventivos da Covid-19 na empresa e deixa os dias de todos seus colegas de trabalho mais seguros com a limpeza realizada diariamente nas salas da ZPE Ceará.

correta limpeza de mesas, maçanetas, telefones, computadores e elevadores previne diretamente a contaminação por contato com a superfície desses objetos. Segundo a Associação Brasileira de Limpeza Profissional (Abralimp), limpeza e saúde são fatores indissociáveis. “A limpeza profissional pode ser uma importante barreira para esse grande desafio de conter a epidemia”, afirma o presidente da Abralimp, David James Drake.

Aos 42, pai de três, o zelador conta que agradece diariamente a oportunidade de trabalhar na ZPE Ceará. “Minha vida mudou depois que entrei aqui no Complexo”, diz. Albino destaca que conseguiu realizar muitos planos, além de ajudar mais os filhos depois que entrou na empresa. Natural do município de São Gonçalo do Amarante, o zelador lembra que a chegada das indústrias à região gerou esperança numa vida melhor.

“Eu entendi que eram mais oportunidades para todos que moravam aqui e, graças a Deus, eu consegui e espero continuar ainda por muitos anos”, finaliza o colaborador.