ZPE Ceará: com cobertura do gate quase concluída, obras do Setor 2 entram na reta final

9 de junho de 2021 - 08:21 # # # # #

Previstas para serem concluídas no fim deste semestre, as obras de expansão da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) Ceará superaram 90% de execução neste mês de junho e entraram em sua reta final. A cobertura do gate principal do chamado Setor 2, inclusive, teve toda a sua parte de telha finalizada na semana passada, após mais de 20 dias de trabalhos, restando apenas alguns detalhes da estrutura elétrica e o acabamento final para ser totalmente concluída.

“Ainda vamos passar o cabeamento e as eletrocalhas para alimentar as lâmpadas e câmeras. Depois que a instalação elétrica estiver feita por baixo, a gente vem com a finalização da coberta”, destaca Lucas Martins, coordenador de operações da ZPE Ceará e atual gestor do contrato das obras de expansão.

Para ser encaixada no gate principal do Setor 2, a estrutura da cobertura foi totalmente montada no chão, sendo posteriormente erguida por um guindaste e instalada em cima dos pilares de sustentação. Após essa etapa, ainda foi feita a canalização, entradas de águas pluviais e, finalmente, a montagem das telhas.

Gate principal e bloco administrativo do Setor 2 estão quase concluídos. FOTO: Áquila Leite

BALANÇAS TÊM CONCRETAGEM CONCLUÍDA

Ao todo, o gate principal do Setor 2 contará com quatro balanças de 36 metros de cumprimento e capacidade de pesar até 120 toneladas. Na semana passada, todas essas quatros balanças também tiveram suas respectivas concretagens totalmente concluídas, passando assim para a próxima etapa de instalação.

“Agora, passamos para a parte logística das balanças, que envolve os equipamentos eletrônicos, com a instalação das células de carga e dos módulos de pesagem. Após isso, vem os trabalhos de alimentação, automação e cabeamento do módulo de carga, para ele interagir com o SICA (Sistema Integrado e Controle Aduaneiro) e ser capaz de processar a posição dos veículos, fazendo a análise dos dados e informando o peso”, diz Lucas Martins.

Além do gate principal e das balanças, os trabalhos do bloco administrativo do Setor 2, que atingiram cerca de 80% de conclusão, também seguem ininterruptos. Todas as instalações hidrossanitárias já foram finalizadas, assim como a parte de acabamento de porcelanato, cerâmica e banheiros, restando apenas a instalação da rede lógica, elétrica e a parte de ar condicionado.

EXPANSÃO DA ZPE CEARÁ

Chamada de Setor 2, a expansão da ZPE Ceará fica localizada a aproximadamente quatro quilômetros da área de despacho aduaneiro do Setor 1, com 137 hectares distribuídos em quatro módulos, que terão como grande objetivo atrair empreendimentos de pequeno e médio porte. Previsto para o primeiro semestre de 2021, o primeiro módulo da expansão da ZPE Ceará contará com 23 hectares, em uma área dividida em lotes de variados tamanhos.