ZPE Ceará e novas oportunidades de negócios são pauta de podcast com representantes de Portugal

24 de setembro de 2021 - 13:32

A diretoria do Complexo do Pecém (CIPP S/A), representada pela diretora comercial, Duna Uribe, e pelo presidente da subsidiária ZPE Ceará, Eduardo Neves, participou nesta quinta-feira (23) do podcast semanal da Câmara de Comércio e Indústria Brasil Portugal no Ceará (CBPCE), uma iniciativa que visa fomentar oportunidades de negócios entre os dois países. O tema central da conversa foi exatamente a ZPE Ceará, a primeira e, até hoje, única Zona de Processamento de Exportação em atividade no Brasil, referência em todo o país e fora dele.

“A ZPE Ceará e as oportunidades de novos negócios com Portugal” foi a pauta central do podcast, que também contou com a participação de Luis Cacho, presidente da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve S.A. Ao longo da conversa, os convidados falaram sobre o funcionamento e vantagens da ZPE Ceará, sua integração com o Porto do Pecém e as novas oportunidades que já estão no horizonte, como os projetos relacionados ao Hidrogênio Verde (H2V), algo visto com bons olhos por Portugal, segundo ponderou Luis Cacho.

No início deste mês, inclusive, o governador Camilo Santana anunciou que o Ceará receberá a primeira usina de Hidrogênio Verde do País, que será instalada no Complexo do Pecém pela EDP, multinacional portuguesa que é, atualmente, uma das maiores produtoras de energia eólica do mundo. Com investimentos de quase R$ 42 milhões, o equipamento deve iniciar suas operações em 2022.

INICIATIVA DE FOMENTO
Realizado todas as quintas-feiras, com transmissão simultânea no Youtube e Facebook da CBPCE, e disponibilizado posteriormente no Spotify, o podcast da Câmara Brasil Portugal conta com conteúdos exclusivos, que buscam fazer um paralelo entre o Brasil – em especial o Ceará – e Portugal. O programa é acompanhado por um seleto grupo de investidores e associados das Câmaras Portuguesas em todo o mundo, que tem como meta fomentar novos negócios.