Uma grande celebração, realizada no auditório Waldyr Diogo, da Fiec, deu por encerradas as comemorações dos 12 anos da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Ceará na tarde desta sexta-feira (29). O evento, que recebeu autoridades de Estado, gestores do ecossistema de ZPEs e parceiros, também marcou o lançamento do inédito Guia para Apresentação de Projetos Empresariais ao Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE).
A programação da semana festiva começou na última segunda-feira (25) e se estendeu até a sexta-feira (29), com diversas atividades voltadas para estudantes de graduação e pós-graduação, tais como o “ZPE Day” e visitas às instalações do Complexo do Pecém e da ZPE Ceará, a primeira free trade zone do Brasil.
O evento de encerramento contou com diversas autoridades, tanto do setor público como da iniciativa privada, ligadas às cadeias nacional e estadual de desenvolvimento econômico. Segundo Fábio Grandchamp, vice-presidente de Operações do Complexo do Pecém, representando, na ocasião, o presidente Max Quintino, “a ZPE Ceará é uma tradutora de crescimento dentro do Porto do Pecém e do Estado do Ceará. Ouço dizer que grande parte dos projetos que vão fazer a diferença no Estado estão conectados na agenda da ZPE”, discursou, antes de finalizar dando os parabéns pela dúzia de anos da companhia, que faz aniversário em 30 de agosto.
Marca histórica e guia
Para saudar os presentes, o presidente da ZPE Ceará, Fábio Feijó, exaltou o lançamento do guia, bem como uma marca obtida pela empresa. “Passamos a semana celebrando, e hoje é o dia das autoridades. Comemoramos, também, a marca dos 100 milhões de toneladas (em cargas movimentadas) desde o início de nossas operações, atingida nesta semana. Ou seja, temos muito a festejar”, afirmou.
Representando o governador Elmano de Freitas, o secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE), Domingos Filho, por sua vez, também ressaltou a eficiência das operações da free trade zone cearense. “Nosso Estado tem, hoje, muito o que comemorar junto à ZPE, uma grande geradora de empregos, agora e no futuro. E, sob o comando do nosso governador Elmano, abraçando causas como essa, temos tudo para, como o povo diz, voar”, destacou ele.
Para o secretário executivo do CZPE, Fábio Pucci, que apresentou o Guia e representou o vice-presidente da República e ministro Geraldo Alckmin, do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), no evento, nada mais justo do que demarcar a data como especial. “Nesses 12 anos, a ZPE Ceará foi sempre referência no regime de ZPEs, abrindo caminhos para novos investimentos, oportunidades de emprego e renda e fortalecendo a inserção do Brasil nas cadeias globais de valor”, comentou, citando palavras do próprio ministro.
Quem também subiu ao púlpito do auditório da Fiec na solenidade foi o presidente da Associação Brasileira de Zonas de Processamento de Exportação (Abrazpe), Helson Braga, que apontou o instrumento de ZPE como um evidenciado “caminho para o Brasil se desenvolver nos próximos anos, com muita coisa ainda para andar”.
Guia
Nesta sexta-feira (29), o destaque ficou para o Guia para Apresentação de Projetos Empresariais ao Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE). Desenvolvido pela Secretaria Executiva do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (SE/CZPE) e baseado em princípios de transparência, boas práticas de gestão pública e eficiência administrativa, o documento serve para orientar empresas proponentes, investidores, administradoras e demais interessados na elaboração e submissão de projetos para obtenção do regime de ZPE.
O material contou ainda com a colaboração de um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual do Ceará (UECE), que se deu no âmbito do Programa Cientista Chefe de Inovação, conduzido pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECITECE), consistindo em uma das entregas do projeto denominado ZPE-Lab, executado com a ZPE Ceará.
Também participaram da cerimônia desta sexta-feira (29), pela Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), Chico Esteves, diretor administrativo, representando o presidente da entidade, Ricardo Cavalcante, e o diretor financeiro e presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC), Edgar Gadelha, entre outras diversas personalidades da Indústria e da academia cearenses.
Preencha o formulário abaixo,
será um prazer responder!
Rodovia CE- 155, Km 11.5, s/n - Esplanada do Pecém, São Gonçalo do Amarante - CE, 62674-000
Administração – Segunda a sexta, de 8h às 16h30 Operação – 24h por 7 dias da semana
Mônica Damasceno dpo@zpeceara.com.br