No mês de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce contra o câncer de mama e colo de útero, o Complexo do Pecém recebeu colaboradores no auditório do Bloco de Utilidades e Serviços – BUS na última quinta-feira (20), para um momento de reflexão.
As colaboradoras e os colaboradores participaram de uma roda de conversa que contou com apresentações da médica mastologista, Dra. Aline Carvalho, da enfermeira da VLI, Jéssica Bentes, da psicóloga do Complexo do Pecém, Joyce Campos, e ainda acompanharam um depoimento emocionante da paciente oncológica, Willeina Nogueira, que compartilhou um pouco da sua história de luta contra a doença.
Vivian Moreira, colaboradora do setor importação/exportação do Complexo do Pecém, acredita que o momento é de empoderamento das mulheres, pois incentiva o autocuidado e ensina as pessoas como agirem diante de uma situação que, atualmente, acomete muita gente. A jovem compartilha que se sentiu feliz em participar do evento e que a campanha Outubro Rosa, para ela, é mais que uma cor, é apoio.
“Fiquei emocionada com o relato da Willeina sobre o seu milagre, que foi a cura do câncer. Tentei me colocar no lugar de cada mulher que enfrenta tamanha adversidade. Hoje eu sei que cuidar de mim envolve realizar os meus exames de rotina. O evento foi maravilhoso, cada sorriso, cada gesto serviu para nos fortalecer e nos conscientizar”, diz a colaboradora.
Outra participante foi Ronadia Magalhães. A técnica em Meio Ambiente da empresa VLI diz que aprender mais sobre o tema pode salvar vidas. “Parabenizo todas as pessoas envolvidas, pois é um assunto que precisa e deve ser discutido. Ouvir o depoimento de uma pessoa que venceu o câncer é a esperança para dias melhores”, partilha Ronadia.
De acordo com os dados o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é que mais acomete mulheres, depois dos tumores de pele, mas com grandes chance de cura quando detectado e tratado ainda no estágio inicial. A mãe da colaboradora do setor de planejamento da ZPE CEARÁ, Luiza Sampaio, é uma dessas mulheres curadas graças ao diagnóstico precoce.
A colaboradora conta que acompanhou o tratamento da mãe, a sra. Sandra Fernandes, que durou nove meses, e ressalta a importância da conscientização sobre o assunto.
“Não foi um momento fácil, mas como ela sempre foi muito cuidadosa, fazia seus exames de rotina na época certa. Descobrimos a doença ainda no início e graças a Deus ela se curou”, diz emocionada a jovem.
O evento, que foi organizado em parceria com a Unilink, VLI e APM Terminals, além da palestra, contou com serviços de auto maquiagem, penteados e, no fim, uma aula de ritmos.
Durante todo o mês, quem passou pelo Porto do Pecém e pela ZPE Ceará, observou que os prédios foram iluminados com a cor rosa. Essa é uma ação que é realizada anualmente, com o intuito de demonstrar o apoio da empresa pela causa.
Preencha o formulário abaixo,
será um prazer responder!
Rodovia CE- 155, Km 11.5, s/n - Esplanada do Pecém, São Gonçalo do Amarante - CE, 62674-000
Administração – Segunda a sexta, de 8h às 16h30 Operação – 24h por 7 dias da semana
dpo@zpeceara.com.br