Governo do Ceará assina mais um Memorando de Entendimento para produção de Hidrogênio Verde

17 de março de 2022 - 14:13 |

Na tarde dessa quarta-feira (16), o governador Camilo Santana, ao lado do secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Maia Júnior, anunciou a atração de mais uma empresa que pretende produzir Hidrogênio Verde no Complexo do Pecém. O Memorando de Entendimento foi assinado com a empresa H2 Green Power, totalizando 17 protocolos para fortalecimento do Hub de H2V.

“Demos mais um passo importante na consolidação do Hub de Hidrogênio Verde. Já são 17 protocolos celebrados e ainda temos três para serem assinados num futuro próximo”, disse Maia Júnior.

Na mesma cerimônia, também foi assinado um Memorando de Entendimento com a empresa de energia Kroma, que pretende instalar vários parques de energia fotovoltaica no interior do Estado. Os Complexos Solares Arapuá e Frei Damião, terão investimento de R$ 2,2 bilhões e a capacidade instalada será de 690 MW. Na fase de instalação os parques deverão gerar cerca de 2.500 empregos.

“Mais empregos para os cearenses e desenvolvimento para o Estado. Serão milhares de postos de trabalho gerados com a nova usina de Hidrogênio Verde da H2 Green Power, e do complexo solar que será construído pela Kroma Energia. Nossa intenção é colocar o Ceará em posição de destaque na produção de energias renováveis no país. Seguimos trabalhando para atrair cada vez mais investimentos para nosso Estado. Agradeço à Fiec e à UFC pela parceria e a todos os presentes na solenidade”, comentou o governador Camilo Santana.

“É mais um projeto importante para o Hub de Hidrogênio que vai demandar energia limpa e certamente é um investimento representativo que fortalece nosso hub de Hidrogênio e a cadeia de energias renováveis”, finalizou o titular da Sedet.

As empresas

H2 Green Power Ltda, fundada em 2021, em sociedade com o Grupo Roca, tem o propósito de produzir energia verde, por meio de energias renováveis, solar fotovoltaica e eólicas offshore. O MoU prevê o desenvolvimento de projeto da cadeia produtiva do hidrogênio verde, incluindo a possibilidade de estudar a participação em pool de armazenamento de amônia e de utilidades a ser desenvolvido e implantado no futuro Hub de H2V, localizado no Complexo.

A Kroma Energia mantém seu foco voltado à gestão estratégica orientada para o mercado livre de energia. Detém um portfólio de mais de 4.800 MWp [megawatt pico] de projetos, dos quais 162 MWp estão em operação desde novembro de 2018 (Complexo Apodi, localizado em Quixeré/CE) e 101 MWp iniciarão as obras no primeiro semestre de 2022 (Complexo São Pedro e Paulo, localizado em Flores/PE). A assinatura do MoU com o Governo do Estado do Ceará apoiará a concretização dos Complexos Solares Arapuá 1 a 8 e Frei Damião I a IV.

FALE CONOSCO

Preencha o formulário abaixo,
será um prazer responder!

    ONDE ESTAMOS

    Rodovia CE- 155, Km 11.5, s/n - Esplanada do Pecém, São Gonçalo do Amarante - CE, 62674-000