Governo do Ceará participa esta semana da maior feira de hidrogênio do mundo

13 de maio de 2024 - 17:30 |

O Complexo do Pecém participa a partir de hoje do World Hydrogen 2024, a maior feira de hidrogênio do mundo que está sendo realizada até quarta-feira (15), em Roterdã, na Holanda. A comitiva do Governo do Estado é formada pelo governador Elmano de Freitas, o secretário Salmito Filho (Desenvolvimento Econômico), a secretária Roseane Medeiros (Relações Internacionais), o presidente do Complexo do Pecém, Hugo Figueirêdo, os vice-presidentes Rebeca Oliveira (Financeira) e Fabio Grandchamp (Operações), e o diretor comercial, André Magalhães. O grupo busca novos investidores para o Hub de Hidrogênio Verde no Pecém.

“O nosso hub se destaca por seu potencial em produzir o hidrogênio verde mais competitivo do mundo. Nossa participação nesse evento, assim como as agendas que temos cumprido nesses últimos dias, têm como objetivo atrair mais investidores para o Ceará e consequentemente mais recursos e oportunidades para o povo cearense”, reforça o governador.

O Complexo do Pecém conta com estande próprio, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). “Com o compromisso de construir o Ceará mais verde, estamos em Roterdã, onde está sendo realizado o World Hydrogen 2024 Summit & Exhibition. O evento é o principal do mundo dedicado ao H2V. Visitei, com a comitiva do Governo do Estado, stands de empresas de tecnologia que apresentaram soluções inovadoras na área. Também estive reunido com o CEO do Porto de Roterdã, Boudewijn Siemons. O porto holandês, um dos acionistas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, é considerado um dos mais importantes do mundo. A parceria é um dos principais diferenciais para viabilizar o Hub de Hidrogênio Verde no Ceará”, pontua o presidente do Complexo do Pecém.

O World Hydrogen 2024 é realizado anualmente, está em sua maior edição e conta com mais de 15 mil profissionais da indústria e mais de 500 expositores. Tem em sua programação também uma série de palestras. Uma delas contará com a participação de Hugo Figueirêdo, que discutirá sobre a transição energética e o papel dos portos na descarbonização do transporte marítimo.

Hub de H2V

O Complexo do Pecém é composto por três grandes frentes: Área Industrial, que possui algumas das principais unidades fabris do Nordeste brasileiro; Porto do Pecém, um terminal offshore de classe mundial; e ZPE Ceará, a primeira Zona de Processamento de Exportação a operar no Brasil e que possui uma nova área de mais de 1.900 hectares para receber novos investimentos. É nessa área que serão instaladas as empresas que irão produzir H2V no Pecém.

O hub conta com seis pré-contratos assinados com as empresas AES, Casa dos Ventos, Cactus Energia, Fortecue, Voltalia e uma outra que ainda não quer divulgação de seu nome, e mais algumas em processo de negociação dentre mais de 35 memorandos de entendimento assinados. Somente esses pré-contratos assinados somam US$ 8 bilhões em investimentos até 2030. Isso deve duplicar a quantidade de empregos diretos e indiretos na região, que hoje é de 80 mil.

FALE CONOSCO

Preencha o formulário abaixo,
será um prazer responder!

    ONDE ESTAMOS

    Rodovia CE- 155, Km 11.5, s/n - Esplanada do Pecém, São Gonçalo do Amarante - CE, 62674-000



    Administração – Segunda a sexta, de 8h às 16h30
    Operação – 24h por 7 dias da semana



    Thiago Soares Guimarães
    thiago.guimaraes@zpeceara.com.br