Porto do Pecém e ZPE Ceará recebem Selo A3P, do Ministério do Meio Ambiente

10 de maio de 2024 - 11:15 |

Cada vez mais engajado com o desenvolvimento sustentável do Ceará e do Brasil, o Complexo do Pecém voltou a ser certificado, neste mês de maio, com o selo A3P, concedido pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. O reconhecimento ratifica a manutenção da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) por parte do Porto do Pecém e da ZPE Ceará, no ano de 2023.

O selo A3P é uma iniciativa voluntária na administração pública, que visa a adoção de novos padrões de produção e consumo, poupando matéria-prima e reutilizando insumos, com foco no desenvolvimento sustentável. Concedida anualmente, a certificação é entregue às empresas que aderem aos seguintes eixos temáticos propostos: uso dos recursos naturais; qualidade de vida no ambiente de trabalho; sensibilização dos servidores para a sustentabilidade; compras sustentáveis; construções sustentáveis; e gestão de resíduos sólidos.

“O selo representa o nosso compromisso com a sustentabilidade e com o meio ambiente, além de ser uma validação das iniciativas implementadas ao longo do último ano. As ações realizadas refletem nosso empenho em melhorar e desenvolver, de forma objetiva, nossas práticas ambientais, alinhando-nos aos princípios da Agenda Ambiental na Administração Pública”, destaca Ademar Filho, gerente de meio ambiente e segurança do trabalho da ZPE Ceará.

Ainda de acordo com Ademar, em 2023, a ZPE Ceará realizou diversas ações de preservação e cuidados com o meio ambiente, abrangendo áreas como o uso racional dos recursos naturais; gestão de resíduos; qualidade de vida no ambiente de trabalho; construções sustentáveis e responsáveis; e aquisições sustentáveis. “Acreditamos que ele nos impulsiona a consolidar nossa jornada rumo à sustentabilidade e à responsabilidade socioambiental”, acrescenta.

Ações no Porto do Pecém

Wilame Junior, gerente de Meio Ambiente do Complexo do Pecém, pontua que o Complexo busca sempre atuar com foco na sustentabilidade. Ele cita que no Porto do Pecém, por exemplo, há ações internas de reaproveitamento de água, desconto para navios ambientalmente sustentáveis e ações de limpeza da praia.

“Também fazemos capacitações, reforço escolar e outras atividades de educação ambiental com as comunidades do Pecém, da Taíba e do Cumbuco. A cada ano buscamos melhorar nossos índices, engajando nossos colaboradores na adoção e na promoção de práticas mais sustentáveis. Esse prêmio é um reconhecimento de que estamos no caminho certo”, destaca.

FALE CONOSCO

Preencha o formulário abaixo,
será um prazer responder!

    ONDE ESTAMOS

    Rodovia CE- 155, Km 11.5, s/n - Esplanada do Pecém, São Gonçalo do Amarante - CE, 62674-000



    Administração – Segunda a sexta, de 8h às 16h30
    Operação – 24h por 7 dias da semana



    Thiago Soares Guimarães
    thiago.guimaraes@zpeceara.com.br