ZPE Ceará conclui alfandegamento da área que receberá projetos de Hidrogênio Verde

21 de maio de 2024 - 14:37 |

Dando sequência aos trabalhos de preparação para a chegada dos projetos oriundos do Hub de Hidrogênio Verde, a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Ceará concluiu hoje o alfandegamento do gate industrial do seu Setor 2 junto à Receita Federal do Brasil (RFB). Trata-se de mais um importante passo para a consolidação dos investimentos que chegarão ao Estado nos próximos anos. A decisão consta no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (21).

É no Setor 2 da ZPE Ceará, uma área de mais de 1.900 hectares, que serão instaladas as unidades fabris para a produção e distribuição de hidrogênio verde no Complexo do Pecém. Com o alfandegamento, a Receita Federal, após analisar toda a infraestrutura local, autoriza a realização de atividades necessárias para os procedimentos de desembaraço aduaneiro. Isso inclui a movimentação de carga, armazenagem e demais processos relacionados ao despacho aduaneiro de mercadorias, sejam elas importadas ou exportadas.

“O alfandegamento representa mais um esforço da ZPE Ceará para proporcionar uma estrutura moderna e otimizada às empresas que serão instaladas no Setor 2. A ampliação da nossa área alfandegada tem como principal objetivo atender as necessidades dos projetos de Hidrogênio Verde, dando celeridade, segurança e informação aos nossos clientes, órgãos públicos atuantes na região e, também, à Receita Federal”, afirma o presidente da ZPE Ceará, Hélio Leitão.

Além de um gate industrial alfandegado, com quatro balanças para pesagem de até 120 toneladas, o Setor 2 da ZPE Ceará conta, ainda, com câmeras de videomonitoramento, incluindo OCRs para registros de veículos. Essa estrutura está completamente integrada ao Sistema Integrado de Controle Aduaneiro (SICA), que já se encontra adaptado às demandas e especificidades do Setor 2, visando os fluxos das cargas com o Setor 1 e, também, com o Porto do Pecém.

Hub de Hidrogênio Verde

Lançado pelo Governo do Estado do Ceará, em parceria com o Complexo do Pecém, Federação das Indústrias do Estado (Fiec) e Universidade Federal do Ceará (UFC), o Hub de Hidrogênio Verde visa transformar o Pecém em um grande fornecedor global deste tipo de combustível, gerando emprego, renda e contribuindo para descarbonização global, por meio da transição energética.

O Hub conta com seis pré-contratos assinados com as empresas AES Brasil, Casa dos Ventos, Cactus Energia, Fortescue, Voltalia e uma outra que ainda não quer divulgação, além de mais algumas em processo de negociação, dentre mais de 35 Memorandos de Entendimento assinados. Somente esses pré-contratos somam mais de US$ 8 bilhões em investimentos até 2030, com mais de 500 hectares já reservados no Setor 2 da ZPE Ceará. Isso deve duplicar a quantidade de empregos diretos e indiretos gerados na região, que hoje é de 80 mil.

FALE CONOSCO

Preencha o formulário abaixo,
será um prazer responder!

    ONDE ESTAMOS

    Rodovia CE- 155, Km 11.5, s/n - Esplanada do Pecém, São Gonçalo do Amarante - CE, 62674-000



    Administração – Segunda a sexta, de 8h às 16h30
    Operação – 24h por 7 dias da semana



    Thiago Soares Guimarães
    thiago.guimaraes@zpeceara.com.br