Após conhecer detalhes do regime de Zonas Francas (ZF) no Panamá, local que é referência mundial em logística, a comitiva de executivos da ZPE Ceará que tem realizado visitas a empreendimentos na América Latina, concluiu sua missão institucional na última sexta-feira (30), na Colômbia, país que possui mais de 900 empresas instaladas em ZFs e aposta no regime para seguir se desenvolvendo.
Formada pelo presidente da ZPE Ceará, Eduardo Neves; a diretora de operações, Andréa Freitas; e a assessora da Presidência, Tais Cunha; a comitiva passou pelas cidades de Cartagena e Bogotá, onde conheceu diferentes modelos de Zonas Francas e todos os detalhes do regime de ZFs na Colômbia, que é responsável pela geração de mais de 71 mil empregos diretos e indiretos, de acordo com dados da Associação de Zonas Francas das Américas (AZFA).
“A Colômbia fez sua reforma tributária recentemente e reforçou as Zonas Francas como um modelo de desenvolvimento econômico e industrial do país. Para nós, foi de extrema importância visitar e compreender a legislação dos diversos modelos de ZFs existentes aqui, principalmente porque se trata de uma política de desenvolvimento econômico, e não apenas uma política aduaneira. Queremos levar essa experiência para o Brasil e contribuir para que o regime de ZPEs se torne cada vez mais moderno e competitivo”, ressalta Eduardo Neves.
Além de visitarem Zonas Francas colombianas, os executivos da ZPE Ceará participaram, na última quarta-feira (28), do 1º Encontro Latino-americano e do Caribe de Parques Eco-industriais, em Cartagena. O evento foi promovido pela embaixada da Suíça na Colômbia e pelo programa global de eco parques industriais da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI), com o objetivo de discutir e estimular o desenvolvimento de parques indústrias sustentáveis com princípios de responsabilidade social.
Ainda na quarta-feira, a comitiva cearense visitou, em Cartagena, a Zona Franca Argos, um empreendimento privado que possui um cluster cimenteiro de uma única empresa, a multinacional colombiana Argos, que administra a ZF e possui seu próprio porto para escoar a produção. No dia seguinte (29), os executivos conheceram a Zona Franca Parque Central, que possui localização estratégica no caribe colombiano e mais de 40 empresas instaladas, responsáveis pela geração de mais de 2 mil empregos. Na ocasião, a comitiva foi recebida pela líder de projetos da ZF, Leidy Carvajal, que apresentou toda a estrutura local.
Por fim, na sexta-feira (30), a comitiva da ZPE Ceará chegou à capital colombiana para conhecer a Zona Franca de Bogotá, que representa a maior dinâmica de comércio exterior do país. Recepcionados pela diretora comercial, Sabina Collazos Ramíre, e pelo subgerente nacional de Zonas Francas, Juan Antonio Luna, os executivos conheceram o cluster empresaria da ZF, formado por quase 400 empresas nos setores de logística, industrial, comércio, serviços e tecnologia. Na ocasião, o presidente Eduardo Neves também apresentou a infraestrutura da ZPE Ceará e os novos projetos que estão sendo desenvolvidos pela free trade zone do Pecém, incluindo o Hub de Hidrogênio Verde do Ceará.
“A Zona Franca de Bogotá, especialmente, me encantou porque possui um modelo de funcionamento muito interessante, que oferece uma espécie de ‘pacote de serviços’ aos seus clientes, incluindo consultoria, construção e até um fundo de investimentos. Trata-se de uma Zona com décadas de experiência, bastante dinâmica, que já planeja uma expansão. Sem dúvida, é um modelo que serve de inspiração para o presente e futuro da ZPE Ceará”, conclui Eduardo.
Preencha o formulário abaixo,
será um prazer responder!
Rodovia CE- 155, Km 11.5, s/n - Esplanada do Pecém, São Gonçalo do Amarante - CE, 62674-000
Administração – Segunda a sexta, de 8h às 16h30 Operação – 24h por 7 dias da semana
Thiago Soares Guimarães dpo@zpeceara.com.br