ZPE Ceará supera 85 milhões de toneladas movimentadas em sua história

6 de maio de 2024 - 15:49 |

Importante instrumento para o desenvolvimento econômico e industrial do estado, a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Ceará, que faz parte do Complexo do Pecém, registrou um aumento de 3% na sua movimentação de cargas no primeiro trimestre deste ano. Com o avanço, a ZPE superou a marca de 85 milhões de toneladas movimentas em sua história, um resultado que evidencia a importância da companhia para a pauta exportadora cearense.

Somente no primeiro trimestre de 2024, a ZPE Ceará foi responsável por movimentar 2.377.621 toneladas de cargas, cerca de 70 mil toneladas a mais do que no mesmo período do ano passado. No acumulado histórico, até março deste ano, são 85.530.982 toneladas que já passaram pelos gates da free trade zone do Pecém, que foi a primeira ZPE a entrar em atividade no Brasil, em 2013.

“Alcançar essa marca histórica diz muito sobre o trabalho de excelência que é desempenhado por todos que fazem parte da ZPE Ceará. Temos um time comprometido com a segurança e celeridade de nossas operações, além de um sistema próprio (Sica) bastante eficiente no controle das cargas. Tudo isso, aliado ao fato estarmos completamente integrados ao Porto do Pecém, faz da ZPE peça fundamental para o desenvolvimento econômico e para as relações comerciais do nosso Estado”, afirma o presidente da ZPE Ceará, Hélio Leitão.

Cargas em destaque

Somente no primeiro trimestre deste ano, a ZPE Ceará já movimentou 1.054.31 toneladas de minério de ferro, um crescimento de 19,7% na comparação com o mesmo período de 2023. O minério, inclusive, é o principal insumo para a produção da ArcelorMittal Pecém, siderúrgica instalada no Setor 1 da ZPE.

A segunda carga de maior movimentação nos três primeiros meses de 2024 foram as placas de aço produzidas pela siderúrgica, que corresponderam a 674.982 toneladas no período, montante 13,2% superior ao registrado no primeiro trimestre de 2023. Outro grande destaque foi o carvão, com 622.387 toneladas movimentadas, mais que o dobro das 298.228 toneladas registradas entre janeiro e março do ano anterior, o que representa uma alta de 108,6%.

A ZPE Ceará

Em atividade há mais de dez anos, a ZPE Ceará tem se consolidado como um importante instrumento para promover o crescimento e fortalecer a economia do Ceará. Com 6.182 hectares de área total, a free trade zone faz parte do Complexo do Pecém, também formado pelo Porto do Pecém e área industrial.

É no Setor 2 da ZPE Ceará, uma área de mais de 1.900 hectares, que serão instalados os grandes projetos do Hub de Hidrogênio Verde do Ceará. As empresas que se instalam em uma ZPE, inclusive, têm acesso a tratamento tributário, cambial e administrativo especiais. Esses empreendimentos contam, ainda, com segurança jurídica e procedimentos burocráticos simplificados.

FALE CONOSCO

Preencha o formulário abaixo,
será um prazer responder!

    ONDE ESTAMOS

    Rodovia CE- 155, Km 11.5, s/n - Esplanada do Pecém, São Gonçalo do Amarante - CE, 62674-000



    Administração – Segunda a sexta, de 8h às 16h30
    Operação – 24h por 7 dias da semana



    Thiago Soares Guimarães
    thiago.guimaraes@zpeceara.com.br