A ZPE Ceará, em articulação com o Governo do Estado do Ceará, está celebrando a aprovação, pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do financiamento para a fase de engenharia de projeto de produção de amônia verde que será implantado na Zona de Processamento de Exportação, integrada ao Complexo do Pecém. A medida representa um avanço decisivo para consolidar o Ceará como referência internacional na nova economia do hidrogênio verde e na transição energética de baixo carbono.
Com investimentos estimados em mais de R$ 12 bilhões, o empreendimento é liderado pela Casa dos Ventos em parceria com a TotalEnergies, figurando entre as maiores iniciativas de H2V em desenvolvimento no hemisfério sul. O apoio financeiro para os custos de desenvolvimento do projeto, que prevê a implantação de uma usina de produção de 900 mil toneladas/ano de amônia verde, localizado dentro do Complexo Industrial e Portuário Pecém (CIPP), ficará em R$ 113,5 milhões.
Articulação técnica
De acordo com Fábio Feijó, presidente da ZPE Ceará, a aprovação do financiamento reforça a confiança do Governo Federal, através da Finep, empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, na estratégia industrial adotada pelo Ceará. A ação promete impactos estruturantes para o Estado, com a geração de centenas de empregos diretos e indiretos, o fortalecimento da base produtiva local e a indução de uma nova cadeia industrial e tecnológica.
Ele ressalta o papel decisivo que a free trade zone cearense teve na articulação técnica e institucional que assegurou a convergência entre as diretrizes do regime de ZPE e os objetivos estratégicos da Finep. O escopo aprovado compreende as etapas de pré-FEED (estudo preliminar de viabilidade e escopo) e FEED (projeto técnico detalhado antes da construção) no desenvolvimento de projetos de engenharia, especialmente em projetos industriais. Tais fases, explica, são essenciais para viabilizar o plano e atrair novos investimentos ancorados em inovação, sustentabilidade e geração de valor no território.
“Ao lado da Finep, do Governo Federal e sob a liderança do governador Elmano de Freitas, o Ceará reafirma sua vocação para liderar a transformação energética do Brasil. Este projeto transforma conhecimento em oportunidade, tecnologia em desenvolvimento e energia limpa em emprego e renda para os cearenses”, destaca Fábio Feijó.
Interação com a academia e economia verde
O financiamento aprovado ultrapassa o escopo técnico da engenharia, uma vez que trata-se de um investimento estruturante, com impacto direto na nacionalização de tecnologias estratégicas, na formação de competências locais – em especial por meio de parcerias com universidades cearenses e com o novo campus do ITA, em Fortaleza – e na consolidação de uma base industrial com alto conteúdo local voltada à nova economia verde.
O presidente da ZPE Ceará acrescenta que a articulação demonstra como Estado, empresas e instituições podem construir, de forma coordenada, um modelo de desenvolvimento capaz de conciliar competitividade internacional, inovação tecnológica e compromisso com a sustentabilidade e a inclusão produtiva.
Preencha o formulário abaixo,
será um prazer responder!
Rodovia CE- 155, Km 11.5, s/n - Esplanada do Pecém, São Gonçalo do Amarante - CE, 62674-000
Administração – Segunda a sexta, de 8h às 16h30 Operação – 24h por 7 dias da semana
dpo@zpeceara.com.br